Conheça o Município

SÉRIO, UM PEQUENO E SIMPÁTICO MUNICÍPIO, PERTENCE AO VALE DO TAQUARI, RS, BRASIL TITULADO COMO A SERRA DO VALE POR SITUAR-SE NA PARTE ALTA DO VALE DO TAQUARI.

CARACTERÍSTICAS:

O pequeno município tem geografia diversificada com destaque para montanhas, vales, pequenos riachos, cascatas e paredões. A qualidade do oxigênio nas matas nativas mais altas, a 625 até 670 metros de altitude, faz brotar fungos raros nas árvores e presenteia os visitantes e munícipes com uma aragem constante. Na economia, o destaque para a agricultura familiar. O turismo de aventura ganha adeptos e as trilhas ecológicas aumentam.

ORIGEM DO NOME:

Um resgate histórico sugere duas versões para a denominação: a primeira atribui consideração a Antonio Franciosi, dono de terras no local conhecido como Cruzinha. Os pais dele eram naturais da província de Verona, Itália, onde existia o vale do Rio Sério, por isso eram chamados por “pessoal do Sério”. A segunda também liga a família Franciosi,. Muitos italianos, ao se referirem ao senhor Sérgio Franciosi, tinham dificuldade com a pronúncia da letra “g” e em vez de Sergio, pronunciavam Sério.



Dados do Município

O MUNICÍPIO DE SÉRIO foi emancipado da cidade de LAJEADO em 20 de março de 1992 pela lei estadual nº 9.594.

Localizado no Vale do Taquari, distante à 164 km de Porto Alegre à 45 km da cidade de Lajeado (acesso com cerca de 75% de seu trajeto já asfaltado) e à 35 km de Venâncio Aires;

Faz divisa com os municípios de:
Forquetinha a leste,
Santa Clara do Sul a sudeste,
Venâncio Aires a sul e sudoeste,
Boqueirão do Leão a oeste e
Canudos do Vale a norte;

População 2.281 habitantes.
76,8% na zona rural e
23,2% na zona urbana. (censo 2010);

Área territorial: 99,7 km²
Rios: Sampaio, Porongos e Sete de Setembro.
Situação geográfica: 93% morros e encostas (censo 2010).
Vegetação: 23% mata natural; 28% mata plantada (pinnus, acácia e eucalipto);

Fonte de abastecimento de água para o consumo humano: Poço artesiano;

Culturas predominantes: avicultura, fumicultura, suinocultura e exploração leiteira;

Etnias: Alemão, Italiano e Luso;

Para a educação, possui uma escola estadual (Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Albino Müller), uma escola municipal de ensino fundamental (Escola Municipal de Ensino Fundamental Adélia Corbellini), e uma escola de educação infantil(Escola Municipal de Educação Infantil Pintando o Sete) onde estudam cerca de 330 alunos (estimativa do censo 2010);

13% da população com idade igual ou superior a 60 anos (censo 2010);

Esporte: EC XV de Novembro; EC 13 Maio. 1 ginásio poliesportivo (capacidade para 800 pessoas sentadas (censo 2010); 1 quadra coberta e aberta (Colégio estadual).





Próximo Evento em:
Nenhum Evento disponível