10/09/2018 • Município de Sério intensifica fiscalização ao transporte de mercadorias sem documentação fiscal.

Turma Volante Municipal e Brigada Militar
Servidores municipais que integram a equipe de fiscalização intensificam os trabalhos externos de controle e combate a sonegação fiscal nas vias da cidade. O convênio firmado entre o município e o estado do Rio Grande do Sul, permite através do Programa de Integração Tributária – PIT – que a atuação dos fiscais se dê de uma forma que integrada com a Brigada Militar que fazem, além da segurança, os trabalhos de ordem de parado dos veículos. A equipe está autorizada a fazer a verificação de documentos fiscais em qualquer tipo de veículo, seja de cargas grandes ou veículos pequenos. Segundo a fiscalização, “a sonegação se dá em qualquer lugar e com qualquer meio de transporte, sendo por essa razão que não há impedimento para atuar em qualquer meio de transporte”. A equipe de fiscalização é formada por dois servidores municipais concursados e habilitados, mais o pessoal da Brigada Militar e um veículo. Os servidores fiscais são Vlademir Gutteres de Carvalho e Marcia Dick Sartori. Ambos estão devidamente identificados, com colete na cor amarela e com crachá. A fiscalização se dá com mais intensidade na zona urbana da cidade onde há o sinal de internet. A identificação e a leitura das notas fiscais se dá automaticamente através de um sistema de comunicação direta com a Receita Estadual. Havendo transporte de mercadorias sem a documentação fiscal é lavrada a Comunicação de Verificação de Trânsito – CVT – que após emitida, cópia é enviada para setor apropriado da Receita Estadual onde é lavrada a autuação do transportador. Segundo o os fiscais integrantes da fiscalização “à comunidade tem visto todo esse trabalho com bons olhos” e tem se manifestado positivamente aos trabalhos. É importante registrar que com os serviços efetivos do combate a sonegação fiscal, todos ganham. Com os tributos recolhidos, muito mais serviços se pode colocar a disposição das pessoas como um todo, seja na área da saúde, educação e segurança. Muito trabalho há para ser feito, mas grande passo se dá quando a turma volante circula pelas ruas. O efeito pedagógico da fiscalização é muito grande na comunidade. Como já dito, com os trabalhos de combate de sonegação toda a comunidade sai ganhando.

Fonte: Secretaria de Finanças • Publicada em 10/09/2018, 15:15:51